Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

Janeiro 2012 – Agir

Neste ano que passou, inúmeras batalhas e diversos desafios cada um de nós teve de enfrentar. Certamente, e infelizmente, nem em todos conseguimos sair vencedores. No entanto, na retrospectiva de todos esses momentos, em que pensamos? Nas vitórias? Ou nas derrotas?

Esta mensagem, neste primeiro mês de 2012 não se vocaciona para falar dos momentos menos bons. Esses devem ser recordados como fonte insaciável de aprendizagem, mas sobretudo em fazer melhor. Temos de ter a coragem, a determinação e a audácia de lutar. De enfrentar obstáculos, de curar os medos, de salvaguardar as defesas, de proteger os sentimentos e, acima de tudo, honrar quem somos.

Se queremos ser felizes amanhã, devemos tentar sê-lo hoje mesmo.

Ninguém sabe o futuro, ninguém sabe o dia de amanhã e, muito poucos sabem os seus objectivos. A incógnita das vicissitudes humanas transcende toda a nossa compreensão. Não somos nós que iremos conseguir mudar o mundo. Não! Nós temos de ser realistas. Não podemos querer o braço se só podemos alcançar a mão, não podemos querer o quadro todo quando nos faltam tintas para pintar. Nós, jovens, somos lutadores, somos corajosos, temos garra, espírito, mas por inúmeras vezes falta-nos algo. Falta-nos chama. Só a conseguiremos alcançar dentro de nós. No seio de cada um de nós.

A vida é um click. Nós temos ser esse click! Temos de querer ser aquela figura que todos procuram no livro do Holly. Temos de nos destacar pela qualidade. Se o mundo é negro, temos de torná-lo colorido. Se o mundo é guerra, temos de dar lhe esperança. Se o mundo é ódio, temos de dar-lhe transparência. Temos de querer ser diferentes. Temos de querer ser originais. Sim. Ser originais! Não seguir a corrente. Não seguir a moda. Lutar, desfrutar, honrar, sorrir, alegrar, conversar, amar e, sobretudo, viver.

A vida é uma passagem. A vida é uma recta. Temos sinais de stop ou semáforos vermelhos. No entanto, cada um de nós pode ser o condutor do autocarro. Temos de ter força para albergar todos aqueles que esperam por uma mão amiga. Temos de ter força para olhar e acolher todos os que necessitam. Temos de ultrapassar barreiras.

“A paz começa num sorriso”. Que este ano marque um ponto de mudança em todos nós. Que nos faça ser o sorriso de cada familiar, amigo e inimigo. Temos celebrar a vida. Temos de viver a vida sem nunca esquecer que podemos comprar roupa bonita, carros bonitos, telemóveis bonitos, mas não podemos comprar um coração bonito.

Que daqui por um ano todos nós possamos olhar para trás com o sentimento de dever cumprido. Com o orgulho de ver a chama que deixamos bem acesa em cada uma das pessoas com que convivemos.

“Façam o favor de ser felizes.”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: