Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

16 de Outubro de 2011

A reunião foi iniciada através de uma actividade de acolhimento, através da qual era testada a velocidade e agilidade dos membros do CRES’SERjovem. Após este momento deu-se início à reunião propriamente dita.

O tema desta reunião foi “CRISTO É O CAMINHO”. No início da reunião foi mostrado um pequeno vídeo relativo à noite da vigília de oração nos Cuatro Vientos durante as Jornadas Mundiais da Juventude. Foram, também, dados testemunhos sobre o que mais tinha marcado cada elemento durante esta aventura de fé.

Seguidamente, o CRES’SERjovem dividiu-se em 4 mini-grupos com o objectivo de redigir os 10 mandamentos das relações humanas. Após a redacção, o grupo juntou-se e fez um plenário, onde todos os grupos partilharam os seus mandamentos. Durante este plenário procurou-se chegar a um consenso sobre quais seriam os 10 mandamentos das relações humanas para o CRES’SERjovem.

  1. Amar o próximo
  2. Ser verdadeiro
  3. Carpe Diem
  4. Família
  5. Ser solidário e praticar a caridade
  6. Perdoar
  7. Escutar
  8. Ter respeito
  9. Dar-se
  10. Crescer jovem

Após o termo da reunião deu-se início ao jantar partilhado, onde o convívio e a animação juvenil marcaram presença.

O CRES’SERjovem fez, depois do jantar, mais uma actividade nocturna no salão paroquial. Esta actividade consistiu na visualização de um filme, interessante e inspirador, intitulado The Way – como título original – ou O Caminho – título em português.  Este filme retrata os acontecimentos da vida de 4 pessoas que se encontraram ao percorrer o caminho até Santiago de Compostela. Durante o percurso, eles tornaram-se amigos. Contudo, o enredo principal está ligado à personagem chamada Tom, que havia perdido o seu único filho numa tempestade durante o primeiro dia do caminho para Santiago que este estava a realizar sozinho. Após saber da morte de seu filho Tom decide ir de avião até Paris e depois de TGV até uma pequena aldeia junto aos Pirenéus. Aí, durante uma noite, decide cremar seu filho e fazer-se à estrada em honra do seu filho. O filho defendia que cada um de nós não escolhe uma vida, mas que vive uma vida. Este foi o lema que Tom aprendeu enquanto realizava o caminho francês para Santiago de Compostela. É, sem dúvida, um filme apaixonante que mostra a conversão de um homem descrente em tudo e em todos para passar a viver como um peregrino.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: