Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

17 de Dezembro de 2011

A última reunião CRE’SERjovem de 2011 começou pelas 16.30h. A razão para começar a esta hora foi a realização de um Paddy Paper.

Os elementos reuniram-se nas arcadas da igreja e, após o período de acolhimento, foram divididos em quatro grupos. A cada grupo foi entregue um envelope, contendo pistas para encontrar o envelope seguinte, e assim sucessivamente.

Os envelopes encontravam-se escondidos em diversos locais nas proximidades da igreja, ou seja, os envelopes encontravam-se no espaço delimitado pela Biblioteca Municipal, ao Jardim Soares dos Reis e desde a estação D. João II à Câmara de Gaia. Além das pistas, cada um dos envelopes a encontrar continha informação importante a conservar pelo grupo para mais tarde utilizar. Essas informações que, como se acabou por compreender, eram sobre várias tradições de Natal, seguidas por diferentes culturas um pouco por todo o planeta, deveriam ser mantidas em segredo.

Após o regresso de todos os grupos à igreja, iniciou-se uma nova fase da actividade. Às equipas foram entregues rebuçados, em igual número, para serem utilizados como cambio no ‘Mercado de Natal’. Nesta fase, as equipas deveriam negociar entre si, de forma a comprarem informações e conseguirem aprender o máximo possível sobre as tradições natalícias, num jogo em que o fulcral era o saber e não o possuir as informações. Isto porque, quando o mercado encerrou, os grupos foram submetidos a um questionário sobre as tradições aprendidas.

No final, ainda houve tempo de os mais abastados em moeda comprarem algumas respostas extra, antes de ser anunciar o grupo com mais respostas corretas, isto é o vencedor.

Porém, a verdade é que, neste jogo, todos foram vencedores. Todos ficam mais ricos ao aprender um pouco sobre a forma como muitos vivem o Natal, nos quatro cantos do mundo:

  • Alemanha, onde é comum colocar uma vela numa coroa, a cada semana do avento;
  • Filipinas, onde se começa a ensaiar os cânticos de Natal já em Setembro;
  • Austrália, a ceia de Natal realiza-se pelas  12 horas e na praia;
  • Vários países de África, as dificuldades não permitem que vingue o consumismo, mas as decorações são belas e a alegria reina.

As tradições podem ser distintas, mas o motivo pelo qual se celebra o Natal é o mesmo, ou seja, o nascimento de Jesus Cristo. Esta mensagem foi bem compreendida por todos os elementos do CRES’SERjovem. A forma como Deus se tornou próximo de todos nós, fazendo-Se Homem. A forma como todos temos a oportunidade de renascer com Ele, a cada ano, para que Sua Luz brilhe através de cada um de nós.

O CRES’SERjovem convida-te a celebrar connosco o Natal, pois todos celebramos o mesmo. Todos festejamos o nascimento de Jesus, por isso vamos fazer uma festa da vida todos juntos para partilhar esta alegria.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: