Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

25 de Fevereiro de 2012

Após dois fins-de-semana diferentes em que não existiram as tradicionais reuniões, este foi um dia de regresso ao figurino habitual dos sábados à tarde.

Inicialmente, os elementos do CRES’SERjovem ocuparam-se por terminar a arrumação da festa de Carnaval que tinha sido realizada quatro dias antes.De seguida, foi abordado um tema ainda pouco explorado ao longo dos últimos anos de grupo, isto é, o meio ambiente.

Todos foram convidados a discutir dois problemas ambientais (desde desflorestação, poluição, incêndios, desperdício de água, entre outros) em pequenos grupos. Aí, era preciso reflectir acerca das suas causas, abordar possíveis soluções e qual o papel dos jovens cristãos no meio de toda esta problemática.

A apresentação dos resultados dessas discussões em pequenos grupos foi uma simulação de uma conferência da ONU, onde cada grupo tinha um minuto para mostrar aos outros os seus problemas, e estimula-los a ajudarem a solucionar os mesmos.

Posto isto, o plenário vocacionou-se principalmente para o papel dos jovens cristãos na solução destes problemas. Será que o papel é semelhante ao de qualquer outro jovem? Será que não existe nada que se possa fazer de diferente?

Por fim, foi possível de compreender que não é um  isoladamente que faz a poluição ou que a poderá solucionar, por exemplo. Contudo, com a força de um grupo e a mentalidade e persistência de jovens, é possível ter a capacidade de influenciar muitas outras pessoas. Deste modo, é obrigatório conseguir minimizar os prejuízos destas ocorrências. Para comprovar este facto, foi lida uma passagem bíblica relacionada com o tema, bem como uma frase do actual Papa Bento XVI.

Por fim, o CRES’SERjovem terminou a reunião através de um momento de oração onde cada elemento que se tenha sentido entrepelado teve a oportunidade de manifestar em voz alta aquilo que lhe ia no coração.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: