Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

4 de Fevereiro de 2012

A reunião do CRES’SERjovem visou refletir sobre as diferenças entre as explicações da ciência e a interpretação da Bíblia para alguns fenómenos. Então, de que maneira a Bíblia pode andar de mãos dadas com a ciência ou são campos que não se podem misturar. Em grupo, refletiu-se sobre o verdadeiro sentido da vida e qual será o lugar do Homem neste Universo.

Esta reflexão suscitou muitas interpretações e muitas respostas variadas, mas em plenário foi possível retirar algumas conclusões que permitem ajudar a perceber como realmente a Bíblia está inteiramente ligada com a ciência. A Bíblia não contradiz os cientistas, bem como os cientistas não contradizem a Bíblias nas posições que defendem. Assim, importa perceber que a Bíblia não é ciência, no entanto ela relata factos que ocorreram e que podem ser explicados com recurso a algumas teorias científicas.

Desta forma, a Bíblia e a ciência procuram responder a perguntas diferentes para explicar os mesmos factos. A Bíblia responde ao porquê e para quê, enquanto que a ciência se debruça no quando e como.

Assim, o CRES’SERjovem procurou desmistificar algumas premissas que não são verdadeiras. Esta elucidação serve para ser possível um maior conhecimento sobre o mundo e sobre a própria posição do Homem no mundo.

O CRES’SERjovem procura, assim, descobrir um pouco mais sobre o mundo que nos rodeia e captar informação relevante para poder gerar conhecimento e preparar, cada elemento, para o debate generalizado da sociedade sobre este tema. A informação utilizada neste debate tem sido, por vezes, desinformação, ou seja, é informação errada que leva as pessoas a seguirem um rumo sem se questionarem sobre a veracidade da informação recolhida. Desta forma, o CRES’SERjovem está melhor preparado para contestar algumas posições, bem como para argumentar concretamente alguns tópicos deste debate.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: