Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

7 de Janeiro de 2012

A primeira atividade do CRES’SERjovem em 2012 foi animar a Eucaristia das 17:00 da nossa Paróquia de Mafamude. Assim, o grupo participou no alimento fundamental para qualquer cristãos – a Eucaristia – em comunhão com toda a comunidade.

Posteriormente, pelas 18:15, deu-se início à reunião com o habitual momento de acolhimento. Após este momento, sempre descontraído, a reunião centrou-se no ponto em como cada um, individualmente, vive cada dia e se comporta perante o trabalho e as adversidades que encontra. Os elementos do CRES’SERjovem visualizaram vários spots publicitários que predispunham, o grupo, para várias perguntas que levavam à reflexão – o que faz cada um para que o mundo seja um bocadinho melhor.

Os elementos do grupo foram divididos em quatro grupos, de forma a refletirem sobre os vários pontos acima mencionados, bem como a letra da música “É p’ra amanha” do António Variações.

Já em plenário foram discutidas as várias conclusões a que cada grupo tinham chegado, bem como foram sendo dadas achegas pelos dinamizadores da reunião. Em suma, é passível de ser dito que cada um de nós tem a possibilidade de fazer as coisas de forma diferente, tendo sempre como modelo Cristo. O CRES’SERjovem, enquanto grupo jovem cristão tem a obrigatoriedade de abdicar da passividade e realizar com nota positiva todos os desafios que lhes são propostos. É também importante que todos os elementos procurem em Cristo a força para se mudarem e serem exemplo para a sociedade, sendo vanguardistas no verdadeiro amor fraterno entre os outros jovens e a própria sociedade.

Já perto do final da reunião, a Melissa e o Tiago leram um texto, escrito por ambos, para provocar o grupo a agir, para sair da zona de conforto e que esta é a altura dos jovens brilharem, os jovens cristãos brilharem pelas palavras e pelas atitudes. No final da reunião foi feita uma pequena oração, tendo esta terminado com a oração que Jesus nos ensinou.

No entanto, este primeiro dia do ano de 2012 em que o CRES’SERjovem se encontrou pela primeira vez, enquanto grupo, não tinha terminado. Assim, após jantar partilhado, o CRES’SERjovem aguardou a chegada de pessoas da comunidade paroquial com vista à realização da atividade integradora dos tradicionais cantares das janeiras. O grupo ficou deveras entristecido pelo facto de nem uma pessoa ter aparecido. Esta atividade procurava ser um encontro de vários grupos a espalhar a alegria pelas ruas circundantes à Paróquia.

Apesar de nenhuma pessoa ter aparecido, o CRES’SERjovem partiu com forças redobradas para animar as casas de muitas pessoas. Assim, com Cristo a nosso lado foi possível, apesar do frio, alegrar as muitas famílias que acolheram o grupo ao espreitar às janelas ou abrindo as portas de suas casas.

Assim, este primeiro encontro do CRES’SERjovem, em 2012, serve para despertar todos os jovens que o mundo é diferente daquele que os jornais mostram ou que os filmes mostram. O mundo pode é aquele que cada um de nós constrói e, por isso, cada um de nós tem a responsabilidade de fazer algo pelo seu irmão.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: