Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

2006/07 e 2007/08

Os dois primeiros anos do grupo ficaram marcados pelo estudo e admiração por duas pessoas que dedicaram toda a sua vida a Cristo. Estas duas pessoas são o anterior Papa João Paulo II e o Irmão Roger, da comunidade ecuménica de Taizé. Através destes dois homens podemos compreender melhor os significados de dedicação, entrega, devoção, caridade, generosidade, fé e amor com e em Cristo. São exemplos marcantes no primeiro ano do grupo bem como ao longo dos anos seguintes. Pois, como disse o Papa Paulo VI “as palavras passam, mas o exemplo arrasta”.

Estas duas pessoas foram a razão pela qual o grupo decidiu embarcar na aventura que é Taizé. Esta pequena aldeia no sul de França, perto de Lyon, ensinou ao CRES’SERjovem um novo significado de trabalho em comunidade, de abertura ao próximo, de dedicação pela nossa comunidade. Esta aldeia mostrou, ao grupo, que existem outras maneiras de rezar e de pensar. Taizé acolhe, todas as semanas, milhares de jovens peregrinos de todo o mundo que vão lá “como quem passa perto de uma fonte”. Continuando a citar Papa João Paulo II, a quando a sua ia a Taizé em 1986, “o viajante pára, mata a sede e continua o seu caminho. Os irmãos da comunidade, como sabeis, não querem deter-vos. Querem, na oração e no silêncio, permitir-vos que bebais a água viva prometida por Cristo, que aceiteis o seu chamamento, e depois que torneis a partir para dar testemunho do seu amor e servir os vossos irmãos nas vossas paróquias, nas vossas cidades e aldeias, nas vossas escolas, nas vossas universidades e em todos os vossos locais de trabalho.”

O CRES’SERjovem é profundamente marcado por esta comunidade. Fomos, em peregrinação diocesana, a Taizé nos Verões de 2007 e 2008. Como o grupo apreciou de tal forma o estilo de orações de Taizé, que decidiu recriar o ambiente e, assim, ao terceiro sábado de cada mês celebra uma oração comunitária ao estilo de Taizé.

Taizé foi a primeira grande aventura do CRES’SERjovem, foi uma aventura de fé. Uma ida em grupo de 18 elementos a uma aldeia, em França, desconhecida por todos, foi sem dúvida uma experiencia que uniu o grupo e nos edificou em Cristo.

O CRES’SERjovem viveu os seus dois primeiros anos muito ligado aos ensinamentos do Papa João Paulo II e da comunidade de Taizé, como já foi referido anteriormente, e assim foi, sem grande surpresa, que o grupo embarcou numa aventura ainda maior deslocando-se a Genebra para o encontro europeu de Taizé, na passagem de ano de 2007 para 2008.

O grupo realizou diversas actividades e marcou presença em diversos acontecimentos da nossa paróquia. O CRES’SERjovem procurou, procura e continuará a procurar ter um relacionamento muito próximo com a catequese da adolescência da Paróquia de Mafamude. Assim, o grupo propõe-se a ser uma ponte de ligação entre a adolescência e a vida adulta sempre ligados a Cristo. O CRES’SERjovem procura ser um pouco o complemento da catequese, proporcionando um local de crescimento da fé em Cristo e de dedicação à comunidade.

No entanto, o grupo não procura só agarrar os que acabam o décimo ano da catequese, mas, também, todos os jovens que estão perdidos e pretendem reencontrar-se com Cristo.

O CRES’SERjovem já organizou festas de Carnaval, com vista a angariar receitas para financiar as suas actividades, retiros para os elementos do grupo e cooperou, quer na organização, quer na execução, em actividades como o Megaencontro ou visitas a lares da Misericórdia de Gaia com a catequese da adolescência. O Megaencontro foi um evento de ligação entre vários lares da Misericórdia de Gaia e todos os grupos paroquiais de Mafamude.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: