Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

2008/09

O CRES’SERjovem promoveu, também, espectáculos musicais com os três grupos musicais existentes na Paróquia de Mafamude. Assim, a Tunífica, o Coral Juvenil e o Coral dos Adultos já se encontram algumas vezes em espectáculos, que visaram quer a angariação de fundos, quer angariação de alimentos para o Projecto Atreve-te a Ajudar.

Este Projecto Atreve-te a Ajudar surgiu dentro do CRES’SERjovem através de três elementos. Este projecto teve início em Dezembro de 2008 e visa, ainda hoje, ajudar as famílias mais carenciadas da Paróquia de Mafamude. Este projecto requer a ajuda de toda a comunidade paroquial, pois o Atreve-te a Ajudar não tem apoios do Banco Alimentar ou de outras instituições sociais. A comunidade tem sempre se mostrado disponível para colaborar com comida e roupa. Os alimentos recolhidos destinam-se a alimentar algumas famílias carenciadas da nossa paróquia, sendo que a distribuição é feita ao primeiro domingo do mês. O vestuário que a comunidade paroquial oferece é encaminhada para instituições sociais, visto na paróquia não ser possível, logisticamente, a separação, organização e tratamento das roupas necessário. Importa também referir que este projecto, ainda hoje está de pé e que a ajuda é sempre necessária para que o projecto continue de pé.

Este Projecto do Atreve-te a Ajudar conta, nos dias de hoje, com a colaboração de alguns adultos da comunidade que auxiliam o CRES’SERjovem na recolha, selecção e entrega dos mais variados alimentos às famílias.

Este projecto é um dos maiores orgulhos do CRES’SERjovem.

O ano de 2008/09 ficou marcado por uma viragem dentro do CRES’SERjovem, foi neste ano que o grupo se abriu mais à comunidade. Nesse ano, o grande enfoque, do grupo, foi São Paulo, um peregrino por excelência, com um poder de comunicação tremendo e um verdadeiro exemplo de vida dedicada a Cristo, após a sua conversão.

Assim, este foi um ano voltado para fora de portas. Um ano de ia ao encontro do outro, quer com projectos de solidariedade social, como o Atreve-te a Ajudar, quer com peregrinações e convívios com outros grupos de jovens quer vicariais, quer diocesanos. A presença nestas actividades serviu para amadurecer ainda mais o grupo em relação ao comportamento perante outros jovens nacionais e na sua maneira de agir perante novas situações em que a nossa fé é sempre testada, todos os dias e em qualquer lugar.

Durante esse ano o modelo do grupo, além de Cristo, foi São Paulo. Assim, à semelhança de São Paulo, que percorreu a bacia do Mediterrâneo, o grupo decidiu aventurar-se a pé pelo caminho português até Santiago de Compostela em Espanha.

Através deste retiro foi possível fazer uma introspecção pessoal e de grupo. Em grupo podemos descobrir algumas das maravilhas da natureza. Estas descobertas foram encontradas em alguns recantos mais escondidos da Galiza. Este foi um encontro diferente com Deus. Nesta peregrinação o CRES’SERjovem aprendeu o verdadeiro trabalho de equipa. A meta Santiago Compostela não poderia ter sido alcançada caso não tivesse existido trabalho de grupo. Com a cooperação, a interacção entre os vários elementos do grupo foi possível facilitar o trabalho dos que, com o acumular dos quilómetros, iam ficando fisicamente cada vez mais fracos. Só através deste trabalho em conjunto, de carregar com o peso que alguns elementos já não aguentavam carregar foi possível chegar até à Catedral de Santiago.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: