Grupo de Jovens da Paróquia de Mafamude

2010/2011

O CRES’SERjovem, durante o ano de 2010/2011, foi um grupo sempre com um foco nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) em Madrid, durante o mês de Agosto de 2011.

Desta forma, o grupo procurou preparar-se devidamente para esta jornada juvenil de fé em Cristo. As JMJ começaram nos anos oitenta, do século passado, pelo Papa João Paulo II, com o objectivo de aproximar a Igreja aos jovens. Dando seguimento às pisadas de João Paulo II, o actual Papa, Bento XVI, decidiu participar nas suas terceiras JMJ enquanto Papa.

O CRES’SERjovem realizou diversas actividades de preparação e angariação de fundos para abater, ao máximo, os gastos que a participação num evento destes significa.

No entanto, o grupo não realizou actividades apenas para angariar fundos, por exemplo durante o tempo de Advento foi apresentado um espectáculo sobre o Natal, onde juntou os dez anos da catequese da Paróquia de Mafamude. A entrada para este espectáculo era um produto alimentar, semelhante aos alimentos pedidos pelo Banco Alimentar Contra a Fome, para colaborar com o projecto Atrave-te a Ajudar, que nasceu em Dezembro de 2009. A peça foi um sucesso tem alcançado os três objectivos que o CRES’SERjovem se propôs:

  • Angariação de comida para o Atreve-te a Ajudar;
  • Difundir o espírito de Natal pela comunidade paroquial de Mafamude;
  • Unir os dez anos de catequese.

Nesta peça o auditório encheu, tendo sido registado a presença de mais de 300 pessoas na plateia.

O CRES’SERjovem realizou todos os meses, pelo menos, uma reunião de preparação para as JMJ de Madrid. O grupo agradece a disponibilidade de todas as pessoas que se dispuseram a ajudar o grupo neste crescimento e preparação de fé. Um agradecimento especial para o pároco de Mafamude, Padre Jorge Duarte, e para o Padre António Augusto, Professor na Universidade Católica Portuguesa no Centro Regional do Porto na Faculdade de Teologia.

O CRES’SERjovem realizou diversas actividades para angariação de fundos para a participação de 22 dos seus elementos nas JMJ. Desta forma, o grupo destaca, como actividades que mais fundos renderam e, ao mesmo tempo, mais união gerou entre o grupo e todas as pessoas envolvidas nessas actividades, o II Jantar das Francesinhas e o tradicional cantar das janeiras e de músicas de Natal.

Assim, o grupo de jovens da Paróquia de Mafamude chegou a Agosto com espírito em alta e preparado para enfrentar a sua maior aventura de fé até à data. As JMJ contaram com a presença de mais de dois milhões de pessoas e, claro, com o Papa Bento XVI e, praticamente, todos os Bispos portugueses.

As JMJ possibilitaram ao CRES’SERjovem uma vivência de fé radicalmente diferente, principalmente devido à quantidade de pessoas presentes. Desta forma, o grupo participou em diversos eventos religiosos e culturais. É possível destacar, como actividades religiosas, as orações de Taizé, o acolhimento ao Papa, o encontro com os portugueses e os seus Bispos e Cardeal, a Via-sacra, a Vigília de Oração nos Cuatro Vientos e, claro, a Eucaristia de envio dos jovens.

As palavras proferidas pelo Papa Bento XVI marcou cada elemento do CRES’SERjovem de forma diferente, e, dessa forma, estão disponíveis alguns testemunhos dos elementos do grupo.

Neste evento todos os jovens foram desafiados a ser discípulos de Cristo. Foram desafiados a voltar para as suas terras e testemunhar tudo o que viveram nesta aventura de fé e o amor de Cristo. O CRES’SERjovem vai procurar que em 2011/2012, o grupo seja caminho e testemunho desta mensagem revolucionária, ainda hoje, de amor e entrega pelo próximo.

O CRES’SERjovem aceita o desafio endereçado pelo sucessor de Pedro e encara-o com coragem e com força para ser caminho tal como os discípulos de Cristo o foram.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Nuvem de etiquetas

%d bloggers like this: